Para falarmos dos elementos básicos da meditação, temos que entender que a vida pode ficar um pouco louca.
Ou seja, o ritmo agitado e as demandas que enfrentamos diariamente tendem a nos deixar estressados, cansados, sobrecarregados e infelizes.
Portanto, a meditação da atenção plena é uma maneira fácil e eficaz de relaxar o corpo, acalmar a mente e se ancorar, encontrando paz interior em meio ao caos.
Elemento Básico 1 – O lugar

Se você está apenas começando sua prática de meditação, é importante começar bem o processo, encontrando um lugar confortável.
Contudo, você precisa de um espaço que permita que você se sinta completamente relaxado e livre de distrações.
Antes de começar sua prática, você precisa desligar as coisas, como seu telefone celular ou qualquer tipo de dispositivo que possa distrair.
Elemento Básico 2 -A Postura
Outro elemento básico que você precisa trabalhar é manter uma boa postura corporal enquanto medita.
Ou seja, a postura que você toma pode afetar a forma como sua prática vai.
Embora a postura mais natural que você possa adotar seja a posição sentada, você precisa escolher uma postura que faça você se sentir confortável e focado.
Tente evitar o uso de posturas que possam levar a adormecer, como deitar ou reclinar.
Elemento 3 – O objeto
Quando você começa uma prática de meditação, você precisa ter um objeto no qual possa se concentrar.
Então, o objeto pode ser um mantra repetido, com foco no processo de respiração, sensações corporais ou qualquer outro objeto como a chama de uma vela.
Envolver-se em meditação que aumentará seu nível de concentração requer que você tenha um objeto no qual se concentrar.
Elemento 4 – A atitude
O último elemento básico que você precisa para uma prática de meditação bem-sucedida é uma atitude positiva.
Quando você tem uma atitude positiva, pode olhar para as distrações externas e seus pensamentos internos de uma maneira diferente.
Ter uma atitude passiva permite que você observe os pensamentos enquanto eles vêm e vão em sua mente, sem ter nenhum apego a eles.
Portanto, durante o processo de meditação, é importante manter o foco. Então, se você perceber que sua mente começou a divagar, volte sua atenção para o objeto de foco.
Esses elementos básicos da meditação podem ajudá-lo a iniciar o caminho da clareza e da consciência.
Os 4 elementos básicos que estão envolvidos na prática da meditação incluem encontrar um lugar tranquilo para praticar, ter uma postura equilibrada que seja confortável, obter um objeto para focar e ser capaz de desenvolver uma atitude passiva sem apegos.